A REVITALIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO E A RECONQUISTA DO PASSAGEIRO

O transporte público por ônibus urbano chega ao ano de eleições municipais como um ponto de destaque na agenda pública e nas plataformas das principais candidaturas de todo o país. Quem busca a reeleição ou se apresenta para disputar a prefeitura já sabe que precisa ter propostas para a ampliação e o fortalecimento desse serviço, essencial para a vida das cidades. Não por acaso, questões como subsídio público e tarifa zero vêm ocupando espaço crescente na agenda de debates da sociedade, que cobra ainda do poder público medidas efetivas para a renovação e descarbonização da frota nacional. Além disso, a população também tem como expectativa serviços de melhor qualidade, operações mais eficientes e o cumprimento dos preceitos estabelecidos há mais de uma década pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, cuja atualização também está na ordem do dia.

O momento é favorável para avanços concretos nessa área; conjuntos sólidos de propostas de recuperação da vitalidade econômica do segmento e efetivação de seu papel como direito social estão sobre a mesa, resultado de intenso trabalho e forte mobilização das lideranças envolvidas com a temática da mobilidade urbana nos últimos anos. Seja por iniciativa do Legislativo ou por ação do Executivo, mas sempre com ativa participação das representações empresariais, ideias como a de um novo Marco Legal para o Transporte Público avançam e amadurecem, estando prontas para serem apreciadas, aprovadas e colocadas em prática.

Paralelamente, empresas operadoras, entidades patronais e governos municipais e estaduais vêm progredindo na construção de novos modelos de negócio, que inovam na abordagem e trazem promessas de mais e melhores resultados, tanto para quem opera, quanto para quem usa o serviço. Surgem também novos arranjos para o financiamento da renovação de frotas, com veículos de baixa emissão, e financiamento da infraestrutura, fundamental para a prestação de um serviço de qualidade.

Com tantas possibilidades, é hora de avaliar a jornada até o momento e escolher o caminho a ser traçado até o futuro desejado. Para isso, a 37ª edição do Seminário Nacional NTU vai reunir, em São Paulo, empresários, entidades de classe, especialistas e representantes do poder público, das três esferas de governo, para debater os avanços alcançados e desafios ainda enfrentados pelo setor, com foco em regulação, modelos de negócio, financiamento e descarbonização. Sem esquecer as passageiras e passageiros, ponto de partida e de chegada de todo esforço de fortalecimento e melhoria do transporte público; como tal, o usuário do serviço terá lugar de destaque no evento, com a apresentação dos resultados da nova Pesquisa Mobilidade da População Urbana, elaborada pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, com apoio técnico da NTU.

O Seminário Nacional NTU 2024 acontece em paralelo com a LAT.BUS Transpúblico, Feira Latino-americana do Transporte, o maior evento em mobilidade urbana da América Latina, reunindo todos os segmentos do transporte coletivo urbano, rodoviário e de fretamento do Brasil e da região.

Leia mais

Programação

  • 06 AGO terça-feira

    - Seminário NTU

  • 13h00

    Abertura da Feira

  • 14h00/15h30

    Abertura oficial do Seminário Nacional NTU e Feira Lat.bus Transpúblico

  • 15h30/16h00

    Palestra Master: “Infraestrutura, renovação da frota e descarbonização do transporte público”

  • 16h00/17h30

    Painel 1: “Transporte público coletivo – conjuntura atual” – a partir dos principais dados do Anuário NTU 2023-2024, traçar o perfil atual do transporte coletivo por ônibus urbano no Brasil e debater as principais propostas para a revitalização do setor e recuperação da demanda, reunidas no novo Marco Legal do Transporte Público; os impactos da reforma tributária no setor; projeções de renovação e descarbonização da frota nacional; como o processo das eleições municipais pode impulsionar o processo de mudança.

  • 17h30/18h00

    Apresentação 1: “Transporte Público nas Eleições Municipais 2024” – apresentação do conjunto de propostas setoriais para as eleições, coordenado pela ANTP, com participação da NTU, FABUS, FNP, Fórum Nacional de Secretários e Anfavea.

  • 20h00

    Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2024

  • 07 AGO quarta-feira

    - Seminário NTU

  • 09h00

    Abertura da Feira

  • 09h30/10h30

    Apresentação 2: “A imagem do ônibus urbano e nova visão do passageiro” – apresentação da pesquisa nacional “Mobilidade da População Urbana 2024”, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), com o perfil do passageiro usuário do transporte público no Brasil e uma análise de como o setor pode avançar na reconquista do passageiro.

  • 10h30/12h

    Painel 2: “Financiamento do Transporte Público” – Políticas e instrumentos de financiamento para infraestrutura, frota e descarbonização do transporte público.

  • 12h/14h

    Almoço

  • 14h/15h30

    Painel 3: “Modelos inovadores de negócio - Brasil” – cases de sucesso de separação e de unificação dos objetos de contrato – frota, bilhetagem, garagens, terminais, viário.

  • 15h30/17h

    Painel 4: “Modelos inovadores de negócio – outros países” – modelos alternativos de contratação dos serviços e aquisição de frotas, com foco na eletrificação.

  • 17h/18h30

    Painel 5: “Desafios da Descarbonização” – a questão da oferta de energia e infraestrutura de recarga, adaptação das garagens, manutenção de frotas elétricas

  • 18h30

    Encerramento do Seminário NTU

Expositores da latbus

Como chegar

A REVITALIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO E A RECONQUISTA DO PASSAGEIRO